segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Passeio ciclístico a comunidade de Itarerú


No ultimo domingo dia 28 de outubro de 2012, a equipe realizou mais um passeio ciclístico desta vez para a comunidade de Itarerú na múltipla divisa entre Santa Luz, Valente e Retirolândia.  


Escombros da antiga estação de trem



O percurso foi marcado por vários obstáculos entre eles pequenos rebaixo na estrada conhecido como "costelas de vaca" e muita areia solta aumentando assim o nível de dificuldade do passeio que percorreu aproximadamente 43 km.

A equipe saiu de Santa luz as 6:00 horas da manha com destino as comunidades de Valilândia e Queimada do Curral no município de Valente, em seguida a comunidade de Itarerú o principal destino. A comunidade acolheu os ciclista em um delicioso e reforçado café da manhã. Em seguida o grupo se dirigiu para a Santa Luz onde este percurso foi marcado por inúmeras travessias sobre a estrada de ferro e as famosas pontes ferroviária sobre os Rios Capivara e seus afluentes todos secos devido ao longo período de estiagem que passa a região do sisal.

Praça na comunidade de Valilândia - Valente Bahia
A comunidade de Itarerú

A comunidade de Itarerú originou - se de comunidades indígenas a mais de 140 anos, porem se sabe pouco desta época  O nome da comunidade surgiu de uma pedra que foi encontrada por alguns moradores que tinha pintado o nome de um índio chamado de Ita dai o nome de Itarerú. Em Tupi Guarani "Ita" quer dizer pedra. A comunidade iniciou sua historia de fato como comunidade após a construção da linha férrea no final do seculo XIX, o que se sabe é que a comunidade é mais velha que a cidade de Santa Luz e Valente. Um outro ponto curioso é o abandono que a comunidade vivencia por conta da empresa que administra a ferrovia, pois no centro da comunidade existe escombros do que foi um dia uma estação de trem, onde os trens que a mais de 20 anos fazia o transporte de passageiros e produtos da capital para o interior e do interior para a capital. Segundo moradores a estação funcionou até o final da década de 80.
Povoado de Itarerú 
Ponte de trem sobre o Rio Capivara nas proximidades da comunidade de Itarerú

Por: João Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário