terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Prazer, sou ciclista! Poço Grande (Araci/BA).

No ultimo domingo dia 27 de janeiro a equipe Trilhar Saúde e aventura representada pelos membros ciclistas João Garcia e Joel Rios, realizaram mais um desafio ciclístico, desta vez para o povoado de Poço Grande.

O desafio iniciou as 5:50 da matina, os ciclistas percorreram uma rota alternativa passando pelas Comunidades de Queimada Redonda, Queimada do Milho sentido Várzea da Pedra, a equipe tinha como objetivo evitar uma boa parte da BA que liga Santaluz a Araci que se encontra em péssimo estado para o pedal devido a grande quantidade de “costelas de vacas” , porem durante o percurso os ciclistas desfrutaram de uma bela rota, cheia de inclinações curvas acentuadas e o mais importante zero transito de carros, boa ocasião para a adrenalina. Passamos na Varzea da pedra onde realizamos aquele famoso café da manhã com o famoso “pão manual” uma delicia e tradição nos desafios de Joel e João. Após o café seguimos sentido ao Tapuio onde resolvemos entrar em corredor de arvores nativas muito bonito, e chegamos a uma chácara conhecida como CIFRA de propriedade do Sr. Metério, um dos maiores sonhadores daquela região.

Acesso ao CIFRA
Ele próprio criou um centro de formação e lazer da região, tudo com seus próprios recursos sem ajuda de poder publico ou outra organização, “podemos perceber o quanto é fácil fazer acontecer as coisas quando se tem força de vontade” fomos recebidos cordialmente pelo próprio Metério e sua filha que, gentilmente nos apresentou aquilo que já foi muito útil para a região, mas, que no momento estava abandonado devido a falta de pessoas que cuidassem desse local tão bonito. Infelizmente o herói “Metério” não podia mais cuidar deste recanto natural, pois, o mesmo foi acometido de um AVC ao qual ficou sequelado, mais que já se recupera com os cuidados de sua esposa e filha.

Enfim, chegamos ao Poço Grande, ao nos dirigir ao local e ai surge uma voz lá no alto com bastante autoridade “ Ei não pode não, ei não pode não” e olhávamos um para o outro sem entender. E o senhor que se dizia responsável pelo local de forma ofegante dizia, “ rapazes não pode deixar essas bicicletas ai não é ordem do prefeito” e dizíamos “somos ciclistas o que há de errado manter nossas bicicletas perto de nós?” e a resposta era automática: “não pode, pois se a oposição ver isso vai para a Rádia falar pode não... pode não. Então, tentamos explicar a ele que as nossas bicicletas não eram bicicletas comuns e que poderiam ser furtadas, mais ele disse que não poderia, explicávamos a ele que não tínhamos interesse nenhum em pedalar no local, só queríamos ficar próximo de nossas “bikes”, mais não houve acordo, resolvemos tomar um banho na área fora do local destinado aos visitantes, ou seja formos excluídos do local de banho.

O retorno foi muito “quente” depois das 14:00 horas, a sensação térmica estava acima dos 40° vento nem para respirar, muita poeira devido ao fluxo de veículos, para amenizar a situação para a nossa sorte encontramos uns tanques que estavam cheios de agua devido as ultimas chuvas, ai não teve outra nos jogamos dentro dos tanques só assim conseguimos chegar em Varzea da Pedra e fomos a casa do amigo Clemilsom para aguardar um pouco o sol baixar e tomar aquela velha agua fresca.