quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Santaluz - Serra da Caraconha

Dia 16/12/2012, começa com saída no Tanque Grande, Joao Garcia espera-me para irmos trilhar sobre um chão repleto de 'costela de vaca', clima quente e muita aventura. Assim é o nosso passeio, que de forma tranquila as rodas das bicicletas vão desafiando o chão com bastante terra, tornando assim o nível mediano em função desta caracteristica. Nossa primira passagem em povoado é o Morro do Lopes; em seguinda Mucambinho - um local de assentamento, onde pessoas provenientes de diversos lugares da região e, do estado encontrou seu pedaço de terra. Aqui um convite a parte para conhecer um calderão de água e, um cerdado de pedras que segundo moradores foram construido por escravos, local ainda em estudo.
Na saída, outro convite: João, me convida para comer pão manual (eita saudade), comi 3 pãe com café, assim como ele que comeu 2 pães. O casal dono do estabelecimento educados foram bem receptivos para conosco, questionando sobre nossas aventuras e loucuras (risos). Nos despedimos e seguimos viajem, após km fomos visiar amigos (as) de João, o Sr. Paulo e familia e Rosânia, mas antes na casa de Sr. Paulo, sua esposa e familia, pessoas ótimas nos ofertaram água, um café e o almoço (nada melhor), porém o almoço deixamos para o retorno - engraçado que João ainda teve dúvida em aceitar, eu como não conhecia a familia, mas conheço a comida aceitei na hora o convite. Nossa viagem continua, passamos agora na casa de Rosania Trabuco, amiga e mulher guerreira do sertão nordestino, batemos um papo legal, elas nos passou orientações para chegada a Serra da Caraconha e assim seguiamos. Neste caminho de ida, bate papo, apoio de pessoas que compartiram de suas águas conosco, fotos, chegamos a Serra; uma aventura maior ainda estaria a acontecer: momentos cômicos e mais fotos.
Escodemos nossas bici na caatiga, subimos a montanha entre pedras e vegetação, paradas para pensar como subir, descanso, fotos e assim seguiamos ao primeiro local chamado: Pulo do Bode (descanso e reflexão) para admirar a paisagem bonita que este local proporciona. Seguindo subindo, vamos em busca da Toca da Onça, local de difícil acesso, passagens curtas, sem acessório nenhum para escalada, mas somos desbravadores e queremos alcançar o máximo (risos), então subindo sobre as rochas tentando alcançar a 3º e última parte da montanha, fomos limitado, paramos, pensamos; não havia como mais subir, a falta de estrutura no local tornava o mesmo perigoso a vida e algo grave poderia acontecer, então decidimos retornar - aqui uma outra parte difícl, descer. Depois de algum tempo, ao chegarmos em solo firme, tomamos nossa bike e retornamos a casa de Sr. Paulo para almoçar, ai sim... pense num almoço que estava uma delícia, comi de tudo e mais um pouco, para completar no final a senhora e suas filhas vieram com um sorvete de maracujá (uau!). Sentei no sofá após comer tudo, começei a ter sono... procurei o 'passeio' do lado externo da casa e tirei aquele velho peteleco de 1h. Enfim, tivemos que partir a Santaluz e, muito satisfeito fiquei em conhecer essa familia atenciosa, muito educada e bastante receptiva. Na volta para casa, outra vez uma passada no Mucambinho para comer um pãozinho manual que é de lei a partir de agora. E, assim foi um pouco do nosso dia que encerrou-se com um por do sol muito bonito.