segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Passeio ciclístico com direito a "tombo"



No ultimo dia 04 de novembro de 2012 parte da equipe Trilhar realizou um passeio para as comunidades de Varzea da Pedrinha, Quebradas, Volta da Serra e Calumbi. 

o percurso durou em torno de 2 horas e trinta minutos, com uma distancia percorrida de 34 Km. O passeio foi marcado por uma mudança radical no clima, pois houve chuvas em dias anteriores, aliviando o sofrimento das pessoas bem como da fauna e da flora local. 

Durante o passeio um fato marcou a todos, em uma estrada em direção ao povoado de Calumbi em determinado trexo, as chuvas arrastaram areias que foram acumuladas no meio da estrada. O membro Maurão que puxava a equipe teve sua roda segurada pela quantidade de areia molhada levando-o ao chão, em seguida o João Garcia que seguia logo atrás, se chocou com as pernas e a bicicleta de Maurão sendo arremeçado sobre a cerca de arame farpado. Felizmente os mesmos não sofreram nenhum ferimento grave, apenas arranhões  e algumas porções de areias no corpo principalmente na boca. Depois do "tombo" todos caíram em gargalhadas, curtindo com a situação. Mas, os mesmos avaliaram alguns pontos importantes e chegaram a conclusão de que o uso do capacete foi de  grande importância  pois João Garcia foi arremeçado em direção a cerca e teve sua cabeça protegida ao se chocar com a mesma. 
O susto " Maurão cai pela primeira vez na vida"

Minutos após o susto

Garcia "Faz parte da emoção de pedalar"

A comunidade de Calumbi

A comunidade Calumbi surgiu de um antigo aglomerado de casas a mais de 100 anos chamado de Curralinho, porem no inicio da década de 80, alguns moradores chegaram a comunidade e aumentaram a quantidade de casas, com isso foi necessário a construção de uma nova aguada que foi feita com a participação de todos os moradores. O nome de Calumbi surgiu devido a grande quantidade de Calumbi (arvore nativa) no tanque que foi construído no local. Neste mesmo período foi encontrado ossos muito grande, que algumas pessoas informaram que teria sido elefantes que viveram a muito tempo na região  outros de animais pré-históricos, os ossos encontrados na época foi recolhido pela gestão Municipal da época no governo do  ex-prefeito Iram Barreto.

Na comunidade existe algumas pessoas que contam que a primeira pessoa a morar na comunidade era da época do inicio da República no final do ano de 1890 e contam que o mesmo era ex-combatente da Guerra de Canudos. Contam os mais velhos da comunidade que o ex-combatente veio da região de Canudos e que ao chegar avisou para as pessoas que estavam se preparando para ir a região e ele alertou a todos que a situação estava critica e que se insistissem com a viagem corriam risco de serem mortos, e foi o que realmente aconteceu, uma família inteira foi para Canudos e nunca mais voltaram. A historia não pode ser confirmada pois muitos desses moradores já faleceram e não existe documentos ou outras fontes que confirmem o referido "conto", a unica coisa existente é os escombros de uma casa que supostamente teria pertencido a família morta em Canudos pelo exercito da República.

3 comentários:

  1. Que legal amigo... tudo isso faz parte desta aventura...
    Vamos meu patrão, levanta!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk -

    Legal!!! Pronto para outra!!!

    ResponderExcluir
  2. Que legal conhecer mais sobre minha 'terrinha', muito rico amigo seus comentários!

    ResponderExcluir
  3. Amigo, mais um alerta importante para o uso de equipamentos de segurança.

    ResponderExcluir