segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Trilhar saúde e Aventura visita as comunidades de Novo Horizonte e BArragem de Nordestina nos dias 18 e 25 de Novembro.



A Equipe Trilhar saúde e aventura esteve realizou mais duas visitas, uma para o povoado de Novo Horizonte no dia 18 de novembro de 2012 e outro no dia 25 para a Barragem de Nordestina no Município de Nordestina Bahia, município vizinho de Santaluz.

No dia 18 de novembro a equipe realizou passeio para a comunidade de Novo Horizonte 30 KM distante da sede (Santaluz), a equipe estava composta de 07 integrantes  todos animados para conhecer esse lugar. O passeio tinha como objetivo chegar a uma barragem na divisa entre Santaluz e Nordestina no Rio do Peixe.



O fato negativo, mas, que proporcionou aos integrantes uma oportunidade unica de aprender, foi ter errado a rota de retorno, onde os integrantes ficaram perdidos dentro de da maior plantação de sisal do Brasil, a Área pertencente a empresa Cosibra, um verdadeiro labirinto. Durante as duas horas perdidas dentro do "labirinto de sisal" a equipe encontrou no meio do caminho um camaleão adulto, o lagarto permaneceu estático mais de dois minutos, o suficiente para a galera tocar nele e fazer os registros fotográficos deste que foi o melhor momento do passeio.


A equipe teve bastante dificuldade neste passeio devido a falta de informação, pois, não encontrou nenhuma pessoa dentro do campo de sisal que nos orientasse para achar o caminho de retorno e segundo a equipe começou sentir a falta de água e o sol que a cada minuto que passava parecia duplicar a temperatura ambiente.  Mais, o caminho de volta foi encontrado o susto havia passado e a equipe conseguiu retornar novamente a rota. O passeio que a inicio era pra ter um percurso total de 60 KM acabou com 82 KM. (Veja as fotos em nosso mural)


O segundo passeio aconteceu neste ultimo domingo (25/11/2012) para a barragem de Nordestina, com um percurso total de 87 KM.




O passeio foi realizado com o objetivo de chegar a Barragem de Nordestina, com a saida marcada para 4:30, mais com o atraso de alguns membros a equipe conseguiu sair as 5:30 da manha da praça do tanque grande.

Depois de algumas paradas no decorrer do percurso (reidratação, manutenção nas bikes e aquela velha "merenda") a equipe conseguiu chegar ao seu destino as 9:20.  A equipe fez uma entrada muito marcante, onde os membros num total de 08 integrantes realizava o "grito de guerra" "Equipe Trilhar: Saúde e Aventura". A equipe aproveitou a beleza das águas do Rio Itapicurú, com banhos e brincadeiras, tudo isso para descansar e seguir de volta para Santaluz, a volta foi muito marcante pois o sol estava muito intenso e de frente com todos, proporcionando um calor intenso onde alguns  membros desistiram de seguir pedalando.

Durante a parada para descansar na comunidade, podemos perceber o quanto as pessoas desconhece a pratica do ciclismo, onde as pessoas da comunidade e alguns visitantes presentes ao questionar da origem de nossa "pedalada" eramos tachados discretamente de loucos por realizar tamanha distancia sobre bicicleta. Percebemos que a maioria das pessoas utilizam a moto como principal meio de transporte daquela região.

Ambas as comunidades visitadas neste período foram bastante receptivos para com a equipe nos fornecendo água e alimentos, marca de um povo resistente, solidários e hospitaleiros. (Veja as fotos em nosso mural)

No retorno a equipe parou para acompanhar o lindo por do sol no final da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário